30 diferenças entre Brasil e Portugal

Estou vivendo em Terras Lusitanas há quase três anos e amaaaaaando muito tudo isso. Fiz uma breve lista de algumas coisinhas que achei interessante compartilhar com vocês.

IMG_8340

  1. Idioma: os portugueses dizem que nós brasileiros falamos brasileiro (hehehe), nós dizemos português brasileiro e português europeu.
  2. Idioma 2: aqui toooooodo mundo fala inglês. É comum você ir a uma loja e não ter ninguém que fale português. Em eventos, jantares e encontros com grupos de amigos, em geral, só se fala em inglês porque sempre tem algum estrangeiro no grupo.
  3. Brasil: os portugueses conhecem e consomem muito a cultura brasileira. Eles assistem nossas novelas, telejornais, conhecem nossas músicas e a grande maioria já viajou, pelo menos uma vez, para o Brasil. Eles gostam e admiram nosso país, nosso povo, nossa cultura. É lindo de ver como valorizam nossos pontos fortes e falam como somos bons em áreas como: marketing, estética, odontologia, entre outros.
  4. Preconceito: apesar de os portugueses serem nossos fãs, nem tudo são flores. Enquanto uns nos acham alegres e desprendidos, outros possuem certas ressalvas. Contam muitas histórias de brasileiros que vieram pra cá e que cometeram crimes, principalmente estelionato e também sobre a imagem da mulher brasileira estar ligada a prostituição.

    Captura de ecrã 2020-07-23, às 23.31.48
    Eles não conhecem o Chaves!
  5. Chaves: o SBT é um canal que não chegou em Portugal. Portanto, eles não conhecem o Chaves!!!! Muito surreal fazer piadas lendárias e eles não entenderem nada, sendo eles tão conectados ao Brasil. Temos que fazer uma campanha #chavesemportugal hehehe
  6. Nomes: quando você conhece alguém em Portugal que chama Wellinton, Taylana, Deividson… pode ter certeza que é brasileiro. Em Portugal, os nomes são todos Nuno, Rui, Miguel, Manoel, Antônio, Marta, Maria, Silvia, Ana…Ouvi dizer que existe uma lista de nomes e que você só pode registrar um filho com um dos nomes da lista e nomes diferentes são vetados. No Brasil pode tudo!
  7. Nome de empresas: da mesma forma, aqui é difícil você conseguir escolher o nome da empresa (o equivalente a razão social no Brasil). O governo oferece uma lista e você tem que escolher um nome desta lista. Caso queira um nome personalizado, é necessário entrar com um pedido.
  8. Placa de vende-se: aqui é proibido colocar uma placa de vende-se em seu carro. No entanto, quando o proprietário quer vender, ele coloca o número de telefone. Então, se você vier aqui e ver um carro com um número de telefone é porque ele está à venda.
  9. Motos: aqui é possível comprar uma moto (que eles chamam de mota) de baixa cilindrada sem precisar de habilitação. Outra vantagem, é que pode estacionar em qualquer lugar, até em cima da calçada.
  10. Motoboy: por falar em moto, aqui motoboy chama estafeta.
  11. Transportes: aqui ônibus chama autocarro, metrô se pronuncia métro e trem se chama comboio.
  12. Tomadas: até hoje não consegui entender a lógica de as tomas, que ligam as luzes dos banheiros (que aqui chamam casa de banho), serem do lado de fora do banheiro. Por quê isso?
  13. Guarda dos filhos: aqui é muito comum casais divorciados terem guarda compartilhada, e os filhos viverem uma ou duas semanas com cada um. Quando isso acontece, em geral, não há pagamento de pensão, cada parte arca com as despesas do filho na sua parte do tempo.
  14. Oi: para nós brasileiros o oi é uma expressão com várias funcionalidades, serve para cumprimentar alguém, para usar como ponto de exclamação ou de interrogação, tipo: Oi, tudo bem?; Oi? O quê foi mesmo que você disse?; ou: Oi! A fulana te contou isso!!! Choquei! – Eles acham isso beeem estranho, hehe.

    BE2F7731-8288-44E1-BC2B-78EA50A28893
    Vinhos bons e baratos
  15. Vinho: aqui têm muuuuuito vinho bom e barato. Com dois euros você compra um vinho bem honesto. Amo vinhoooo!!!
  16. Redes sociais: diferente do Brasil, aqui as pessoas não se seguem em redes sociais (incluindo o whatsapp) quando não te conhecem. No Brasil você encontra um grupo de amigos de um conhecido e já sai trocando whats, aqui não. Eles são mais reservados em relação a isto.
  17. Gerúndio: aqui não usam gerúndio. Nunca!
  18. Expressões: é comum os portugueses te ligarem ou enviarem mensagem dizendo: conte-me coisas. Acho que é uma das expressões mais fofas daqui. É um belo jeito de iniciar uma conversa despretensiosa.
  19. Palavras 1: algumas palavras são incrivelmente interessantes, como: croma (idiota), lixado (ferrado), gajo/gaja (homem/mulher), paneleiro (gay), parvo (imbecil).
  20. Gastronomia: aqui se come muitos frutos do mar, pão e doces. Senhor! Bom demais!
  21. Desigualdade: aqui não percebo muita desigualdade social como no Brasil, quase todo muito tem mais ou menos acesso as mesmas coisas, aos mesmos ambientes. Qualquer pessoa com um trabalho, mesmo ganhando pouco, consegue ter uma vida digna.
  22. Trabalho: aqui não existe carteira de trabalho e sim contrato de trabalho, onde você e a empresa colocam por escrito tim tim por tim tim qual serão suas funções, obrigações e direitos. Isso diminui a margem para processos trabalhistas. Aliás, nunca ouvi falar de ninguém que tenha processado um empregador por aqui. No Brasil 90% dos empregados processam seus antigos patrões.
  23. Estabilidade: aqui quando você passou pelo período de experiência em uma empresa e é efetivado, a empresa não demite. É mais ou menos como um funcionário público no Brasil. As demissões, em geral, só acontecem por justa causa (este período de experiência é definido entre as partes e pode levar até dois anos, em média).
  24. Serviços públicos: aqui o sistema de saúde pública e escolas não são totalmente gratuitos, como no Brasil, mas os valores são bem baixinhos, é tipo uma cobrança simbólica. Na minha opinião funcionam bem, quando eu precisei sempre fui bem atendida.
  25. Remédios: aqui existem excelentes antibióticos, mas de resto basicamente eles tratam de unha encravada a câncer com Ibuprofeno ou Ben-U-Ron. Surreal como no Brasil temos infinitamente mais analgésicos, principalmente para dor de cabeça. Inclusive, se você tiver vindo do Brasil me traz, por favor, neosaldina e sepurin. Obrigada. De nada!

    IMG_5397
    Viajando, em segurança pelos trilhos portugueses
  26. Segurança: nem vale a pena falar disso né meu povo!!! Uma das melhores coisas de se viver aqui é a segurança. Posso pegar transporte público a noite, andar com notbook, relógio e celular sem medo de ser feliz. Assaltos acontecem, mas são raros e nem se comparam aos índices do Brasil.
  27. Governo: Em Portugal o governo é semipresidencialista. O Presidente da República é o chefe de Estado e é eleito para um mandato de 5 anos. O candidato tem que ser maior de 35 anos e cidadão nacional. O Governo é chefiado pelo primeiro-ministro, que é por regra, o líder do partido mais votado em cada eleição legislativa, e é convidado (nomeado) pelo presidente da República para formar governo.
  28. Maconha: aqui existem lojas que vendem maconha e produtos feitos com a cannabis, como: chás, chocolates, bolos…A venda e consumo são descriminalizados, mas não legalizados. É tipo pode, não podendo, mas finge que me engana que eu finjo que acredito. Na prática, qualquer um pode comprar e consumir.
  29. Mundo pequeno: Portugal é um país muuuuuuuiiiiiiiiitooooo pequeno e todo mundo se conhece. Eu vivo aqui há menos de três anos e já conheço a metade da população, hehe, brincadeira. Mas, sempre que conheço alguém acabo descobrindo que conhecemos alguém em comum. Todo mundo sabe tudo da vida de todo mundo.

    IMG_7176
    Albufeira, um dos lugares lindos daqui
  30. Belezas naturais: Portugal é um país surpreendentemente LINDOOO! Já conheci a região sul, o norte, o centro, as ilhas, a serra e agora vivo em Lisboa. Já atravessei o país, de carro e de comboio, e ainda não conheci nenhum lugarzinho feio neste país. Tudo é maravilhoso. As paisagens, os parques, as aldeias, as cidades… Vem ver!
    .
    .
    .

    IMG_6674

    E aí gostou?
    Me conte qual item te chamou mais atenção!
    Tem alguma diferença que você teria acrescentado?
    Comente aí e me siga no insta @pati.lazzaretti 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s