Uma fila a menos para os estrangeiros
Até pouco tempo atrás, para pedido ou renovação de autorização de residência e outros processos, junto ao SEF (Serviços de Estrangeiros e Fronteiras), era necessário apresentar o registro criminal atualizado. No entanto, o MAI (Ministério da Administração Interna), desde o dia sete de agosto passado dispensou os cidadãos estrangeiros de pedir o documento. Para o efeito, os requerentes têm que autorizar o SEF a acessar ao seu registro, evitando a deslocação aos serviços do registro criminal nos Tribunais e nas Lojas de Cidadão.
Essa autorização é feita no momento da renovação do Título de Residência, com uma simples assinatura do requerente, em um documento fornecido pelo SEF. Esta informação é relevante, pois só em 2018 registraram-se 168.459 pedidos deste certificado, que tumultuavam as Lojas de Cidadão. Sendo assim, o MAI simplificou o procedimento facilitando a vida dos imigrantes e evitando filas intermináveis nos órgão públicos.
Este artigo foi escrito com base em informações do MAI. Fiquem atentos a dicas sobre educação neste blog ou no site www.eurovistos.com.br.