10 benefícios do Cupuaçu

É gostoso e faz bem para todo o organismo

Captura de ecrã 2019-07-12, às 17.11.39.png
Gente, vocês acreditam que, mesmo sendo brasileira, fui conhecer o Cupuaçu aqui em Portugal?  Pois é, o fato é que sou da região Sul do Brasil e lá a fruta ainda é pouco utilizada. Como todos sabem, o Brasil é um País muito grande, então é como se existissem vários países dentro dele. Por isso, a nossa ampla diversidade cultural e essa vasta gastronomia.
Voltado ao assunto, o cupuaçu é típico da Amazônia, região Norte, e pode chegar a medir até 25 centímetros cada fruta, que apresenta um formato oval. Ela pode ser consumida de diversas formas, oferecendo inúmeros benefícios. Eu degustei um gelado de cupuaçu, é refrescante, exótico e afrodisíaco.
Sua composição nutricional é rica. O cupuaçu possui fitonutrientes antioxidantes; nove antioxidantes poderosos como a vitamina A e vitamina C; vitaminas B1, B2, B3, aminoácidos, polifenois únicos; fibras, e além disso também possui minerais como cálcio, fósforo, selênio, entre outros. Ou seja, além de delicioso, traz diversos benefícios para a saúde. Veja alguns:

Captura de ecrã 2019-07-12, às 16.31.59
1. Fornecedor de Energia

Assim como o açaí, o cupuaçu é um ótimo alimento para ser usado antes de alguma atividade física para gerar uma boa quantidade de energia. Por aumentar o nível de energia, o cupuaçu auxilia em uma maior queima de calorias. Ele possui o efeito semelhante ao da cafeína só que mais saudável. Uma boa dica é misturar o açaí com o cupuaçu, gerando maior energia com o sabor ficando inigualável. Aqui em Portugal chamamos esta mistura de casadinho.

Captura de ecrã 2019-07-12, às 17.17.34
2. Melhora o funcionamento do intestino e dores abdominais.

Antigamente, as sementes de cupuaçu eram usadas nas aldeias indígenas para pessoas com dores abdominais ou para mulheres com dor de parto. Eles mastigavam a semente com o intuito de melhorar essas dores. Outro fato cultural usado por índios era o suco da fruta, que era abençoado por xamãs e dados a mulheres grávidas e recém-casados que desejavam ter filhos. Por conta desse fato, até atualmente a fruta é utilizada para pessoas com dores abdominais.

Captura de ecrã 2019-07-12, às 16.36.43
3. Perda de peso e redução de gordura

A vitamina C, presente na fruta, auxilia na perda de peso e de gordura corporal. Quando o corpo possui quantidades baixas de vitamina C, o hormônio do estresse, o cortisol, é liberado na corrente sanguínea. A presença de muito cortisol estimula o ganho de peso, pois o hormônio “avisa” ao cérebro para estocar gordura no abdômen. Com a ingestão do cupuaçu e consequentemente vitamina C, há o balanço do nível de cortisol.

Captura de ecrã 2019-07-12, às 16.40.35
4. Ajuda na função metabólica
Os benefícios do cupuaçu são comparados aos efeitos da cafeína, mas por não ter cafeína em sua composição, o cupuaçu é considerado ainda mais saudável. Ele acelera o metabolismo pois possui micronutrientes que aumentam os níveis de energia.

Captura de ecrã 2019-07-12, às 17.20.51
5. Ação anti-inflamatória

O consumo frequente de cupuaçu combate inflamações e fadiga.

Captura de ecrã 2019-07-12, às 16.44.21
6. Maior saciedade

Por conter muitas fibras em sua propriedade, a fruta proporciona maior saciedade.

Captura de ecrã 2019-07-12, às 16.47.28
7. Auxilia no combate ao câncer

Cientistas descobriram um novo antioxidante presente na fruta, o Theograndins. Ele mostrou autonomia e pode destruir células cancerígenas do cólon.

Captura de ecrã 2019-07-12, às 16.53.34
8. Rejuvenescimento

Combate os danos dos radicais livres, que são os responsáveis pelo envelhecimento precoce. Por isso que ele é considerado como uma fonte da juventude.

Captura de ecrã 2019-07-12, às 17.23.04
9. Níveis de colesterol ruins diminuídos

Os ácidos graxos essenciais encontrados no cupuaçu também diminuem o colesterol e neutralizam os efeitos nocivos do colesterol ruim.

Captura de ecrã 2019-07-12, às 16.55.58
10. Três em um
Auxilia no fortalecimento do sistema imunológico; Ajuda na melhoria da memória; Mantém o humor balanceado;

Captura de ecrã 2019-07-12, às 17.26.16
Serviço

Para adquirir Gelado de Cupuaçu e/ou açaí na
Europa acesse o site http://www.planetaterrashop.com
Email patricia.planetaterrashop@gmail.com
Captura de ecrã 2019-05-30, às 16.50.44

Uma resposta para “10 benefícios do Cupuaçu”

  1. Amiga aqui em São Luís temos muita facilidade ao acesso ao cupuaçu. Na casa da minha avó tem vários pés da fruta no quintal. Amo e sei fazer algumas receitinhas. Agora lendo a sua matéria pude conhecer outros benefícios por mim desconhecidos. Parabéns!! Amei o artigo.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s