Artigo Técnico: ESTÁ MAIS DIFÍCIL DE ENTRAR EM PORTUGAL?

Esta semana o Jornal de Notícias publicou que em 2018 o número de brasileiros mandados de volta para o Brasil ao chegar em Portugal foi de 2.856 pessoas, um recorde. O dobro dos barrados em 2017 (1.336). De 3.758 imigrantes impedidos de entrar 76% eram brasileiros. São pessoas que se apresentam no balcão da imigração nos aeroportos sem vistos de entrada adequados e sem apresentar motivo válido para entrada ou conseguir comprovar que é, de fato, turista.
O caso mais comum tem sido o brasileiro se apresentar como turista. Para esta condição, a permanência é de 90 dias, prorrogáveis por mais 90 e sem a necessidade de visto (prorrogação de permanência temporária). Neste tempo, o “turista” pode procurar trabalho e obter uma promessa de contrato, o que daria a ele o direito de um visto de trabalho. Mas a promessa pode não se concretizar e há casos de pessoas que permanecem ilegais no país após os 180 dias totais.
Os brasileiros detidos no aeroporto têm sido mantidos em centros de instalações temporárias e o reenvio dos barrados para o estado de origem fica a cargo das companhias aéreas. Após seis anos em queda, a população brasileira residente em Portugal voltou a crescer em 2017 quando o número de brasileiros aumentou 5,1% em relação a 2016, passando de 81.251 para 85.426. Este número representa 20,3% do total de 421.711 imigrantes em Portugal. O Brasil é a maior colônia. Em 2018 é estimado que o total se aproxime dos 100 mil, o que seria um recorde histórico.
É importante planejar e preparar a chegada a Portugal, de modo a criar condições para que o sonho de iniciar uma nova vida não se torne um pesadelo. A assessoria migratória da Eurovistos vem ao encontro desta necessidade.
Fiquem atentos a dicas sobre imigração neste blog ou no site http://www.eurovistos.com.br.

Captura de ecrã 2019-02-3, às 14.37.57

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s