Reportagem Casa dos Lagares

IMG-6516
Casa dos Lagares


Uma ótima quinta para se visitar na região do Douro

A região do Douro é incrivelmente mágica. Eu amo as paisagens serranas, principalmente porque me lembram muito a Serra Gaúcha. Minha Terra. Meu povo. Sempre que passeio por lá sou inundada por uma nostalgia e, visitar a Casa dos Lagares fez este sentimento ficar ainda mais aflorado. Me senti viajando no tempo, afinal, a propriedade existe desde o século XVIII.
O lugar é incrivelmente lindo e fui recebida pelo queridíssimo José Morais, membro da família Vilela de Morais, que detém a propriedade há gerações e produz o vinho Fragulho. Apesar de ser entendidíssimo de vinho, como produtor que é, poderia facilmente ser também um exímio historiador. Ele conta os detalhes de cada cantinho, de cada objeto com um esmero e emoção que te envolve a alma.

IMG-6518
Um verdadeiro museu
IMG-6543
Apesar de antigo, este equipamento é utilizado nos dias atuais para a produção do vinho local

Resumidamente, o local conta com um espaço onde acontece a produção do vinho, outro espaço que é uma espécie de museu, com várias peças e objetos seculares e a sala de provas e comercialização das bebidas. Se você estiver passando com pressa por ali, consegue conhecer tudo em 15 minutos. Mas a visita pode durar cinco horas. Minha sugestão é tirar o dia para apreciar o local. Porque não é só uma questão de ver e sim de sentir toda aquela energia.

IMG-6522
Objetos preservados

Reúna um grupo de amigos e marque com antecedência. Chegando lá, faça o tour pela propriedade, faça fotos, vídeos, ouça as histórias do José Morais e depois aprecie um almoço harmonizado com os vinhos locais na sala de prova. O menu pode ser personalizado para agradar ao paladar do seu grupo. Deguste calmamente os pratos, as bebidas e no final, ainda poderá fazer umas comprinhas e levar para casa os vinhos que mais gostou.

Captura de ecrã 2019-05-9, às 17.55.59
Confraternizando

Minha dica bônus é incluir uma visita às vindimas, se você estiver por lá na época da colheita, que acontece em setembro. Dica bônus dois: se você cair nas graças do senhor Morais ele pode, quem sabe, te levar para conhecer a casa da família. Fica beeem pertinho dali e é outro “museu”. Eu conheci e amei, um casarão antigo, com muitas peças e parte da arquitetura preservados. Mobílias surreais, lindas e antigas. E mais histórias!
Foi lindo! Foi mágico! Foi tudo de bom! Amei! Amei! Amei!
Vou deixar aqui os links e contatos para quem quiser mais informações sobre o lugar.

IMG-6524
Sala de provas
IMG-6528
Sala de provas
IMG-6526
Sala de provas
IMG-6580
Degustação


Serviço
http://www.fraguho.pt
casadoslagares@hotmail.com
+351 259 688 047
Captura de ecrã 2019-05-3, às 15.10.32

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s