Artigo Técnico: SEGURO VIAGEM: É OBRIGATÓRIO?

É muito importante deixar bem claro que um seguro viagem é uma coisa e seguro saúde é outra. Um bom seguro viagem cobre muitas situações como: extravio e perda de bagagem, cancelamento de voo, assistência saúde, assistência jurídica e outros, dependendo da cobertura que se escolhe.
O seguro viagem é recomendado para Portugal, mas não obrigatório. Brasil e Portugal assinaram um acordo que permite que beneficiários do INSS usem o sistema público de saúde português e vice-versa. Para isso é preciso emitir junto ao Núcleo Estadual do Ministério da Saúde o Certificado de Direito à Assistência Médica, conhecido como formulário PB-4.
O PB-4 vale apenas em Portugal e na Itália, mas se você for viajar por outros países europeus, mesmo os que fazem parte do Tratado de Schengen, ou seja, a grande maioria deles fica obrigado a ter um seguro viagem com uma franquia mínima de 30 mil euros para gastos com saúde.
Se a entrada no espaço comum europeu for feita por outro país que não seja Portugal, a autoridade na imigração pode pedir o seguro viagem, mesmo que o seu destino final seja apenas Portugal. Caso pegue o voo direto para Portugal, isso já não será problema, contanto que leve o PB-4.
O PB-4 é emitido apenas nos Núcleos Estaduais do Ministério da Saúde e os gastos para sua emissão podem ser até mais caros do que contratar um seguro viagem. Além disso, um atendimento de emergência em qualquer hospital público português vai custar 20 euros, fora os custos com possíveis exames e medicamentos. Assim, o PB-4 não substitui o seguro viagem para Portugal.
Há inúmeras opções de seguro viagem e com uma boa pesquisa é possível encontrar um que se adapta às suas necessidades. Fiquem atentos a dicas sobre documentos de viagem neste blog ou no site http://www.eurovistos.com.br.

Captura de ecrã 2019-02-3, às 14.37.57

 

Uma resposta para “Artigo Técnico: SEGURO VIAGEM: É OBRIGATÓRIO?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s