Selecionei 10 coisas pra fazer em qualquer
época do ano, no ponto mais alto de Portugal
Quando eu conheci a Serra da Estrela, região com as montanhas mais altas de Portugal, fiquei encantada. Existem aldeias históricas, com casas centenárias. Uma beleza natural exuberante, pontos de interesse cultural, queijos únicos e excelentes hotéis. Se você pensou que agora, que acabou o inverno, não tem mais nada pra fazer lá, enganou-se!
A Serra da Estrela têm muito mais que neve, segue aí:
1.Explorar um cenário de tirar o fôlego
Em qualquer estação, as paisagens da Serra da Estrela são impressionantes. Há picos nevados no inverno, folhagens alaranjadas no outono, flores coloridas na primavera e árvores verdejantes no verão. Das estradas panorâmicas e pontos mais altos das montanhas, as vistas são privilegiadas.
2.Fazer trilhas emocionantes
Há inúmeros percursos por entre a natureza vibrante da serra, que podem ser trilhados a pé, de carro ou de bicicleta. São maneiras perfeitas de se conectar com as infinitas belezas naturais da região e se aproximar de recantos escondidos, como uma lagoa ou um campo florido.
3.Subir ao ponto mais alto de Portugal continental
É possível chegar ao ponto mais alto da Serra da Estrela, a 1.993 metros de altitude, onde fica a Torre, uma construção característica que marca o local. Lá há também uma estação de esqui, já que é uma região onde neva no inverno. Mas a vista é encantadora em qualquer época do ano.
4. Hospedar-se em um hotel de luxo
São muitas as opções de hospedagem na serra, já que há diversas vilas e cidades em seu território. No entanto, dois hotéis se destacam por integrarem-se perfeitamente ao cenário e oferecer uma experiência inesquecível de luxo e descanso. Eles são a Casa das Penhas Douradas e a Casa de São Lourenço, hotéis pequenos, charmosos e que esbanjam conforto e sofisticação.
5.Conhecer um produto tipicamente português
É na serra que se produz o burel, um tecido de lã tradicional da região, de altíssima qualidade. Visitantes podem descobrir a fábrica localizada na cidade de Manteigas, conhecer sua história e ver de perto como são feitos os belíssimos casacos, mantas e até itens de decoração. Há também uma loja para quem quiser levar algo para casa!
6. Visitar vilas e cidades charmosas
Três Aldeias Históricas de Portugal se encontram na Serra da Estrela: Piódão, Belmonte e Linhares da Beira. São lugares incrivelmente preservados, com casas e ruas de pedra, onde é fácil que os visitantes se sintam em outra época. Cidades maiores, como Covilhã e Guarda, também têm seus atrativos e merecem uma visita.

7. Provar um dos melhores queijos de Portugal
O famoso queijo Serra da Estrela é produzido nesta região portuguesa, com leite de ovelhas da raça bordaleira e flor do cardo, uma planta local. Possui uma casca rígida, mas seu interior é cremoso e possui um sabor intenso, que garante uma inesquecível experiência gastronômica.
8. Visitar o museu do pão
Situado em Seia, em plena Serra da Estrela, o Museu do Pão é um complexo museológico onde é possível fazer uma pequena viagem ao maravilhoso mundo do Pão. Mais informações http://www.museudopao.pt
9. Curtir as praias fluviais
A Serra da Estrela possui várias praias fluviais, perfeitas para se refrescar nos dias quentes, além de se conectar com a natureza. Algumas delas são: Praia Fluvial de Lapa dos Dinheiros, Praia Fluvial de Vila Cova à Coelheira, Praia Fluvial de Loriga, Praia Fluvial de Vale do Rossim, Cascata do Poço da Broca, Cabeça da Velha, Lagoa Serrano, entre outras.
10. Visitar a Lagoa dos Conchos
Uma paisagem de cortar a respiração. A história deste buraco remonta a 1955, quando foi construído para encaminhar as águas da ribeira das Naves para a albufeira da Lagoa Comprida. Feito de betão e de granito, o túnel tem 1.519 metros de comprimento e é capaz de atingir os 120 mil metros cúbicos. Localizado dentro do Parque Natural da Serra da Estrela.
Mais informações acesse
www.centerofportugal.com
Espero que tenha curtido.
Compartilhe suas dicas e me siga nas redes sociais!
Insta @lazzarettipati
facebook/blogpatilazzaretti
email patilazzaretti.blog@gmail.com
Fui lá este ano e adorei! Adorei os riachos no meio da natureza! Muito giro mesmo 🙂
Table for two
CurtirCurtido por 1 pessoa
é encantador!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Super !!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
😀
CurtirCurtir
Uau !!!! Tenho que salvar esse aqui. É tudo que eu gosto e preciso em uma viagem – informação e dicas para explorar ao máximo um destino. E que lugar bonito, charmoso e incrível !!!!
Ehhhh Pati ……………… esse aqui valeu demais.
Seguramente, você será muito bem lembrada em especial na hora que eu abrir uma garrafa de vinho e saborear todos os queijos que conseguir.
CurtirCurtido por 1 pessoa
vai amar, com certeza!
CurtirCurtir
JÁ ESTOU AMANDO !!!!! estou lendo suas matérias e estou adorando.Tenho certa limitação ao manusear computador mas agora estou lendo as matérias sobre vinho e estou gostando muito. Parabéns pelo seu profissionalismo e fico admirado ao ver que uma mulher brasileira revela tamanha competência no exterior. Outra coisa que sinto em você é simplicidade (me cativa muito) e o restante como seu sorriso, seus olhos e tudo mais, é também muito lindo. Hoje você quebrou minhas pernas com sua postagem tomando vinho na banheira.
Gosto também do fato de estar conversando com uma pessoa que está no “mundo antigo” e uma das vantagens da web é exatamente isso que tá rolando: aproximando as pessoas. Com respeito, admiração e muito gosto, Rodrigo A
CurtirCurtir