Artigo Técnico: MATRÍCULAS ESCOLARES

Artigo Técnico: MATRÍCULAS ESCOLARES

Todos os anos famílias chegam a Portugal para iniciarem uma nova vida e nota-se um maior afluxo das chegadas no início do ano letivo. É fundamental garantir a educação das crianças, afinal de contas a qualidade do ensino português tem sido um fator de peso na decisão de mudança.
O período de matrículas nas escolas portuguesas é definido todos os anos e tem início em meados de abril e refere-se à primeira inscrição na educação pré-escolar ou no sistema de ensino obrigatório (1o ano do 1o ciclo ou qualquer outro ano caso se trate de transferências de alunos vindos de sistemas de ensino internacionais).
A matrícula pode ser feita pela internet no Portal das Escolas, mas para isso é necessário ter um registo que é solicitado na escola onde a criança está matriculada. No caso da primeira matrícula é necessário dirigir-se à escola da área de residência para efetuar a primeira matrícula.
São necessários uma série de documentos: NIF (Número de Identificação Fiscal) da criança, número de utente do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e comprovativo da morada de residência.
As renovações automáticas de matrícula acontecem sempre que um/a aluno/a transita de um ano letivo para o outro, depois de já se terem matriculado pela primeira vez no sistema. A renovação de matrícula não é automática para os 5o e 7o anos de escolaridade. O encarregado de educação deve indicar por ordem de preferência cinco estabelecimentos de ensino cuja escolha de frequência é pretendida.
Todos os anos o período de matriculas tem uma data de encerramento e após esta data a matrícula deve ser apresentada na sua área de residência. A escolha da escola é muito importante. Além do ensino público há excelentes escolas particulares em Portugal, assim como escolas internacionais.
A Eurovistos pode ajudá-lo neste processo de escolha de modo a facilitar a obtenção dos documentos necessários. Fiquem atentos a dicas sobre educação neste blog ou no site http://www.eurovistos.com.br

Captura de ecrã 2019-02-3, às 14.37.57

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s