Reportagem – Três Cervejas Artesanais

DSC09328Degustei uma seleção de rótulos da Fábrica Nortada
com direito a tour e uma aula sobre a produção da marca

Depois de conhecer a Fábrica Nortada, resolvi fazer uma degustação das cervejas da marca. Confesso que não foi a cerveja em si que me inspirou, até porque, quem me conhece sabe, não sou muito chegada nesta bebida. Meu lance é o vinho! Na real que eu curti o ambiente, a estrutura e as pessoas que trabalham lá. Para minha surpresa, não só tive uma aula cervejeira, como AMEI as cervejas! Descobri, que não é que eu não goste de cerveja, eu não gosto de cerveja industrial. Meu, a cerveja artesanal é outra pegada.
Eu aprendi tanta coisa e degustei tantas nuances que nem sei direito como começar a compartilhar tudo isso. Fiquei mesmo muito feliz em fazer esta reportagem. Então vou começar pela mina tour.


Tour

A casa promove tours, onde os grupos conhecem toda a infra-estrutura do lugar ao mesmo tempo em que vão recebendo explicações detalhadas sobre o processo produtivo da cerveja.
Primeira etapa da tour, você conhece a parte da fabricação propriamente. Onde fica a par de muitos detalhes técnicos, como o fato de a Cerveja Nortada ser constituída por 90% de água, que é totalmente livre de resíduos e de sais minerais. Desta forma eles conseguem adicionar somente os sais minerais necessários para replicar determinado tipo de cerveja.
Aqui você também recebe uma aula sobre os maltes, o lúpulo, e a levedura. Como tudo funciona e em que momento cada ítem é acrescentado a bebida.

Na segunda parte existe o bar e o restaurante, com um menu totalmente pensado na harmonização das cervejas que a casa oferece. Muitas receitas levam as cervejas no preparo. O menu é bem variado, com snaks, porções, pratos principais e sobremesas. Ah, existem opções veganas! Na parte do bar o convívio é mais descontraído e muitas noites contam com show de bandas ao vivo.
A terceira parte é a sala de provas. Fica no último piso e conta com paredes de vidro, de onde é possível visualizar os andares abaixo e a cerveja sendo produzida. A degustação que eu fiz teve três cervejas, segue agora os detalhes técnicos de cada uma.

Weiss Bier

IMG-3943
Alc. 5,3% – IBU* 8 – Estilo ALE
Harmonização (caso exista): Espetada de queijo fresco e salmão
• Cerveja tipicamente alemã, original da Baviera.
• É uma cerveja de trigo (60% malte de trigo), bastante leve, naturalmente turva, com 5,3% álcool e um amargor baixo;
• Aconselho a tapar o copo com a mão, agitar levemente, cheirar e saborear: sentem alguma fruta? Uma fruta comum…
• …banana e cravinho, estes aromas são proporcionados apenas pelo trabalho da levedura. Uma levedura específica para fermentar o malte de trigo e que proporciona estes aromas frutados.
• Sendo uma cerveja leve, acompanha muito bem comidas leves: peixes magros, saladas ou entradas de fruta.

India Pale Ale
DSC08961
Alc. 6% – IBU 50 – Estilo ALE
Harmonização (caso exista): amêndoas passadas em mel e piri-piri
• Esta é a nossa IPA, India Pale Ale, uma cerveja básica e simples a nível de maltes. O elemento de destaque desta cerveja é o lúpulo.
• Devido aos lúpulos, é uma cerveja mais amarga e muito aromática, frutada, com 6% álcool;
• Aconselho a tapar o copo com a mão, agitar levemente, cheirar e saborear: Sentem algum aroma a fruta? Manga, maracujá, frutos exóticos.
• Desta forma, todo o sabor que sentem é apenas dos lúpulos, não adicionamos aromas ou xaropes.
• Este estilo foi descoberto pelos ingleses durante as viagens para a India. Durante a viagem de barco, as Pale Ale inglesas sofriam com o calor do interior do navio e a constante agitação do mar e, por isso, chegavam à India estragadas. Felizmente, um cervejeiro inglês descobriu que o lúpulo era um conversante natural e que usado em grande quantidade permitia retardar a deterioração da cerveja. Foi assim que surgiu este estilo e o seu nome da cerveja India desta história, Pale de cerveja clara e Ale de fermentação alta a temperaturas mais altas;
• Esta cerveja harmoniza bem como o próprio nome indica (India), comidas picantes, caril, açafrão.

Imperial StoutIMG-3947
Alc. 8,5% – IBU 30 – Estilo ALE
Harmonização (caso exista): Chocolate com 70% cacau
• Neste momento, já provamos a nossa cerveja principal e 2 cervejas especiais: uma que destaca o trabalho da levedura (Weiss Bier), e outra que destaca o trabalho do lúpulo (IPA). Agora vamos apresentar a nossa cerveja com mais álcool: A Imperial Stout com 8,5% de alcool.
• Cerveja desenvolvida pelos ingleses e preferida pelos Czar russos, daí o nome Imperial Stout;
• É uma cerveja com mais corpo, na qual se sente a participação de vários maltes escuros: sente-se o sabor do torrado, café, chocolate para além da cor;
• Cerveja para apreciar e não para beber às “litradas”;
Esta é uma cerveja muito boa para acompanhar tanto um prato principal, como uma sobremesa: carnes fumadas, queijos intensos, chocolate com elevado teor de cacau e sobremesas cítricas e de café.
DSC09189
Como participar de uma tour
Reúna seus amigos, basta um grupo de cinco pessoas ou mais e formalizar o pedido por email geral@fcportuense.pt
Ou fique atento as redes sociais da marca, eventualmente promovem tours em datas especiais, as quais são divulgadas no Face (https://www.facebook.com/CervejaNortada/) e no Instagram (@cervejanortada).

DSC00976
Curiosidades

A cerveja industrial leva xaropes, conservantes, corantes e vários outros ingredientes que não são naturais, como gás.
Já a cerjeva artesanal é constituía exclusivamente de agua, lúpulo, malte e levedura.

DSC09337
Números

Atualmente 92% do mercado português é dominado por cervejas industriais. O restante é disputado por aproximadamente 50 marcas de cervejas artesanais. Muitas das quais surgiram nos últimos cinco anos, como é o caso da Nortada que existe há dois anos e acabou de comemorar um ano da abertura do espaço bar/restaurante. A marca já é distribuida em todo o país. Em 2018 produziu 500 mil litros de cerjeva, a projeção para este ano é dobrar a produção.

DSC04313
Nota do diretor de marketing da Nortada, Diogo Guerner.

(*texto original enviado por ele escrito em português europeu)
O mercado português sempre esteve dominado por 2 grupos cervejeiros. Com a criação da Cerveja Nortada, o nosso objetivo é fazer parte da revolução cervejeira em Portugal. Ao contrário das cervejas industriais que reduzem nas matérias primas e utilizam adjuntos como o milho e arroz para reduzir custos de produção, aqui nós procuramos produzir sempre cerveja com a máxima qualidade e por isso apostamos sempre nas melhores matérias primas e receitas 100% malte. No final, temos uma cerveja artesanal com muito mais sabor.
Para além disso, somos uma marca que aposta na proximidade com clientes e consumidores e essa é a principal razão para este espaço existir num local tão central da cidade do Porto, na Rua Sá da Bandeira. Aqui, estamos sempre com as portas abertas para que os nossos clientes possam entrar dentro da nossa fábrica e acompanhar livremente a nossa produção, falar connosco e tirar qualquer dúvida que tenham sobre o processo cervejeiro.
Para além disso, este espaço funciona como a “embaixada” da marca, onde as pessoas podem provar todos os nossos estilos de cerveja, acabada de fazer, e acompanhar com comida pensada para ser a harmonização perfeita. É também um espaço onde queremos que as pessoas “vivam” aquilo que é a nossa marca, e por isso apostamos num sem número de dinâmicas como concertos, quizzes e eventos cervejeiros, com entrada livre, para que as pessoas possam viver uma boa experiência enquanto estão de copo na mão.
IMG-3954

Serviço
cervejanortada.pt
Rua de Sá da Bandeira 210
Porto – Portugal
4000-427
+351 220 181 000

 

Espero que tenha curtido minha experiência.
Compartilhe suas dicas e me siga nas redes sociais!
Insta @lazzarettipati
facebook/blogpatilazzaretti
email patilazzaretti.blog@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s