Reportagem – Papi&Lobster

Delícia de restaurante italiano

IMG-0322

Há poucos meses de completar um ano de inauguração o restaurante Papi&Lobster, em Lisboa, me impressionou de várias formas. Não têm nada a ver com aquelas propostas bastantonas de cantinas italianas “enlatadas”. É um restaurante de alta gastronomia, com menu preparado por profissionais de renome, como o Chef Giorgio Rattinie o pizzaiolo Luciano Passeri, que já levou o título de melhor do mundo.
Revisitei a Itália com todos os meus sentidos. O toldo listrado na entrada, a decoração aconchegante, as velas iluminando as mesas. Em contraponto, se percebe o carinho por Portugal com as paredes que expõem quadros de azulejos pintados nas paredes. Tudo de uma graciosidade e delicadeza encantadoras.
DSC04626

Fui recebida pelo enólogo e responsável pela casa Rocco Costanzo, que preparou um menu degustação para mim com uma perfeita harmonização vínica. Agora divido com vocês:

Entrada&Couvert
Os pães do covert são preparados com fermentação natural, servidos com azeite português e com balsâmico italiano. Aqui já se percebe uma delicada fusão entre os dois países.
Carpaccio de vitela
Tradicional carpaccio com saborosas fatias de vitela, com tomate confitado, azeitonas do Alentejo e rúcula. Incrível a qualidade da carne. Super recomendo este prato! A acidez do tomate é perfeita e a qualidade da carne é surpreendente.
Vitello Tonnato
Típico prato italiano de vitela, com molho de atum, anchovas e flor de alcaparras da Sicília. O interessante deste prato é que existe uma ordem, você deve comer primeiro a alcaparra para que a experiência degustativa seja ampliada. É como se eu tivesse comendo alcaparra pela primeira vez, pois tem um sabor completamente diferente da alcaparra que a gente está acostumado.  É indescritívelmente saboroso. Um prato com nuances doces, salgadas e picantes.
Harmonização: com um espumante Reserva 2013, Bairrada Doc, português,  Arinto & Braga, da Quinta dos Abibes, final complexo e prolongado.

Pratos principais
Pici in Aglio Olio Peperoncino e Calamaro
Espaguete caseiro, com lula, alho, tomate e pimenta, muita pimenta. Perfeito para quem ama picância intensa. O prato faz realmente lembrar a região mediterrânea, remete à praia. Um espetáculo!
Harmonização: vinho branco Pinot Grigio italiano da da Cantina Cormòns, chamado Friuli Isonzo, seco e frutado.
Costoletta D’Agnello Fritta Alla Milanese
Para nós brasileiros, seria um carneiro à milanesa. A peça é frita em manteiga clarificada, a gordura é absurdamente saborosa. Servido com batatas e brócolis, que aqui chamam grelos, e que são essenciais no prato por quebrarem a gordura na boca. Incrível!
Harmonização: tinto Douro Doc 2014, Monte Cascas, intenso e encorpado.

IMG-0359

Sobremesa
Por norma o restaurante não possui uma carta de sobremesas em seu menu, ou seja, cada dia uma surpresa. Pergunte qual a criação disponível quando você estiver lá. Sendo assim, não posso garantir que poderão desfrutar desta maravilha que saboreei chamada Meringata alle fragole. Um suspiro com morangos, finalizada com delicadas tiras de hortelã. Uma alegria na boca.

 

Serviço
facebook.com/papilobster
+351 213 901 743
Rua da Costa 10
1350-111 – Lisboa

Espero que tenha curtido minha experiência. Adoraria saber da sua.
Divida comigo sua experiência gastronômica e/ou vínica! Compartilhe suas dicas!
Insta @lazzarettipati
facebook/blogpatilazzaretti
email patilazzaretti.blog@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s